News

A look around (the world)

Matheus Pena

tumblr_mxz7l9EDyP1qbcdomo1_1280

 
Bom, o olhar sempre me atraiu, o belo principalmente, tudo que instiga meus sentimentos e minha curiosidade. Gosto do perfeccionismo e das várias vertentes dele, digo isso pois acho que o imperfeito pode ser minucioso também. Enfim, a arte, o design, as cores e etc sempre estiveram comigo desde criança, sempre me fascinaram.

Quando comecei a faculdade estudando publicidade, foi uma forma de ir atrás disso, de criar coisas como as que me davam estes sentimentos, como as que eu via e gostava tanto. Cheguei a trabalhar em agências como designer durante um bom tempo, até que um dia um amigo próximo abriu um estúdio fotográfico onde trabalhei como assistente por alguns anos. Fazíamos muitos trabalhos, na maioria moda e publicidade.

tumblr_mvbgqhBbke1qbcdomo1_1280

Aos poucos comecei então a perceber que a arte que eu tanto amava talvez estivesse em meus olhos e não em minhas mãos, percebi que com a foto eu conseguiria sintetizá-la muito melhor e mais organicamente do que com o design, ou a pintura. Assim, comecei a explorar mais minhas fotos e o que eu queria delas.

A fotografia para mim é olho e sentimento, a técnica é necessária óbvio, mas ela se pode aprender estudando. Não o olhar! Esse é diferente em cada pessoa. Acredito que a fotografia deve passar algum sentimento, qualquer que seja ele. A pessoa que a vê tem que sentir algo, imaginar algo, querer ser algo…

tumblr_mfk1vteGNv1qbcdomo1_1280

Enfim, uma boa fotografia te trás algo mais, seja uma vontade de estar naquele lugar ou trazer uma lembraça, um cheiro, ou o que quer que seja. É isso que eu procuro nas minhas fotos, procuro achar o meu olhar nelas. Conseguir colocar o meu sentimento e o meu gosto onde vejo é o meu objetivo, e assim, eu tenho certeza de que posso provocar sentimento em outras pessoas… Não os mesmo claro, cada um sentirá o que o seu universo lhe permitir, mas sentirá algo. Não posso dizer que consigo sempre, claro, eu vejo isso como uma busca, uma busca que nunca termina, e que vive em uma espécie mudança contínua e eterna. É isso, a minha fotografia é uma busca continua de sentimentos e sensações sendo eu o curador.

Sou brasileiro nascido em 1986 no sudeste do Brasil — Minas Gerais. 27 anos, dois deles vividos no sul da França onde estudei artes plásticas por um tempo e viajei bastante. Hoje em dia moro Em Brasília, capital do Brasil, e estou me organizando para retornar à europa ainda este ano — 2014.

tumblr_m2826s6Hh81qbcdomo1_1280

A look around (the world)
mtspena.tumblr.com